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10 Coisas que você precisa fazer ao contratar um seguro para smartphone

O seguro cobre o sumiço do aparelho ou a quebra da tela? Tire essas e outras dúvidas para não ser surpreendido na hora do aperto.

10 Coisas que você precisa fazer ao contratar um seguro para smartphone

 

10 Coisas que você precisa fazer ao contratar um seguro para smartphone
Imagem de Pexels por Pixabay

Não importa onde você esteja, é bem provável que leia esta matéria no smartphone, ou vá checa-lo nos próximos segundos, para olhar a hora ou para o WhatsApp. O mercado de seguros para celulares surfa nessa onda e cresce 15% ao ano, mas ainda gera surpresas entre consumidores.

 

Na hora do aperto, muita gente descobre que a cobertura das seguras não inclui furtos simples, por exemplo, como aponta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Logo abaixo estamos dando dicas para não ser pego de surpresa ao contratar esse seguro.

1 – PESQUISE A REPUTAÇÃO DA SEGURADORA POR TRÁS DA OFERTA NA LOJA

O seguro de smartphone pode ser contratado na loja que vendeu o aparelho, na operadora da sua linha, com uma corretora de seguros ou direto em algumas seguradoras. Várias delas, porém só vendem o seguro através das varejistas parceiras.

Quando a loja ou operadora oferecem o produto, assim que você compra seu smartphone, é importante saber quem é a seguradora que está por trás da oferta. “Geralmente são empresas de grande porte, mas é preciso ter certeza que a seguradora é regulada pela Susep”, recomenda a técnica Gisele Rodrigues, Especialista em seguros da associação de consumidores Proteste.

Para isso, acesse o site da Susep, que regula o mercado de seguros. Outra dica é procurar reclamações de consumidores na internet, em sites como o Reclame aqui e Consumidor.gov.br.

2 – PREFIRA CONTRATAR O SEGURO SE O APARELHO FOR NOVO

Várias seguradoras não cobrem celulares que têm mais de um ano. O que pode acontecer é o seu seguro ser renovado, diante de um novo pagamento. Por isso, se optar por adquirir o seguro, faça enquanto o aparelho ainda é novo.

3 – COMPARE OS PREÇOS ENTRE SEGURADORAS E APÓLICES

O seguro para smartphone é precificado a partir de uma porcentagem sobre o valor do aparelho. Ou seja, quanto mais caro o celular, maior o preço da garantia. As coberturas incluídas na apólice e o endereço do consumidor também interferem na precificação.

Na Seguradora Porto Seguro, o valor do seguro para celular chega a 20% do valor do aparelho.

O mesmo seguro pode ter uma grande diferença de preço, segundo o Idec. “Em caso geral, quanto mais caro o aparelho, mais o seguro compensa para o consumidor. Mas para valer a pena, depende muito da cobertura contratada”, orienta o advogado do Idec Christian Printes.

4 – Confira o valor da franquia e o período de carência

Normalmente os seguros para celular têm franquia, ou seja, o consumidor tem que pagar uma porcentagem do valor do aparelho ou do conserto se precisar acionar a apólice. Na Porto Seguro por exemplo, a franquia é de até 25% do valor do aparelho dependendo da cobertura.

É essencial você conhecer essas regras, para evitar surpresas se precisar acionar o seguro e não prejudicar o orçamento. Outra dica é conferir se há carência, um período inicial em que o consumidor não pode acionar a apólice se algo acontecer com o aparelho. Alguns planos têm carência de 30 dias, segundo a Proteste.

5 – Saiba se o seguro cobre roubo e furto qualificado, danos acidentais ou os dois

A maioria dos seguros para smartphones cobre apenas roubo e furto qualificado. Isso significa que a apólice não cobre furtos simples, como o sumiço do celular dentro da bolsa no ônibus ou de cima da mesa do restaurante, sem deixar algum dano aparente.

É preciso haver uma evidência de que algum estranho teve aceso ao celular, como um rasgo na bolsa. É importante que o consumidor entenda que o seguro não dá cobertura quando o aparelho simplesmente some.

Esse é um dos pontos mais polêmicos do seguro de celular, que costuma pegar consumidores de surpresa. Por isso, é importante entender exatamente o que você está contratando.

Segundo as seguradora, o custo do seguro ficaria inviável para consumidores se o furto simples fosse incluído nas coberturas, já que ocorrências aumentariam significativamente.

Outras coberturas incluem danos acidentais ao aparelho, como a quebra da tela, desde que não haja responsabilidade do usuário no acidente. Mas é essencial observar os detalhes da apólice. Nem todas as coberturas incluem queda na piscina, que entraria dentro da cobertura por danos por qualquer tipo de líquido, por exemplo.

6 – Avalie se você prefere receber um aparelho ou dinheiro como indenização

Algumas seguradoras dão um celular novo para o consumidor como indenização. Outras reembolsam o valor do aparelho ou do conserto, depois de um orçamento feito em uma assistência técnica autorizada.

Avalie o que é melhor para você e observe essa condição no contrato. Exija que o prazo estabelecido para recebera indenização seja cumprido.

7 – Pesquise alternativas ao seguro

Há outras formar de proteção para quem perde o celular por roubo, furto ou acidente. Entre elas, a própria garantia do aparelho fornecida pela marca.

8 – Faça boletim ocorrência, se o celular foi roubado ou furtado

Se acontecer um sinistro, como  o mercado segurador chama a ocorrência, é importante o consumidor ter provas para mostrar à seguradora. Se for um roubo ou um furto, é preciso fazer um boletim de ocorrência para poder acionar a apólice contratada.

9 – Guarde a nota fiscal do aparelho

Guardar a nota fiscal original do celular também é essencial para poder acionar o seguro. É nela que estão registrados o modelo e o preço do smartphone, para seguradora conferir a indenização que você receberá.

10 – Seja honesto ao acionar o seguro

Qualquer omissão de informação ou mentira sobre o sinistro pode impedir que você acione a apólice. Por isso, seja o mais claro possível.

Fonte: Exame/Nov 2021.

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