Compartilhe

Como entrar em um consórcio?

Para começar, procure um dos consultores de consórcios SETESEG em parceria com a  Rodobens, responsável pela venda das cotas para cada participante. Existe a possibilidade de entrar em um grupo no início ou quando os sorteios já estão em andamento.

Adesão a um grupo em formação

O meio mais comum de aderir ao consórcio é comprar uma cota de um grupo em formação, quando a administradora de consórcio ainda está reunindo a quantidade de consorciados necessária para formar o grupo. Portanto, nessa fase, a administradora ainda não realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) do grupo.

Grupo em andamento

Também é possível entrar para um grupo de consórcio já formado pela administradora. Nesse tipo de adesão, a primeira Assembleia já foi realizada. Você pode entrar para um grupo em andamento de duas maneiras: comprando uma cota vaga ou de reposição ou comprando uma cota de terceiros.

Para comprar uma cota vaga ou de reposição, você deve procurar a própria administradora. Essa é uma cota que ainda não foi vendida ou que pertencia a algum consorciado que foi excluído do grupo.

É importante lembrar que, ao comprar esse tipo de cota, o grupo já está em andamento. Por isso, você terá de pagar a mesma quantidade de prestações que já foram pagas pelos demais participantes do grupo. Dica: não deixe de solicitar à administradora todas as informações, como quanto e como deve ser esse pagamento.

Já a transferência de cota é uma cessão de contrato de participação em grupo de consórcio com a autorização da administradora. Para comprá-la, você deve procurar diretamente o consorciado interessado em vender sua cota ou a administradora a quem ele incumbiu de transferir. Vale lembrar que, nesse tipo de adesão, você estará assumindo integralmente os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído.

Pagamento das parcelas

O boleto chega em sua casa todos os meses, podendo ser pago na rede bancária ou em caixas eletrônicos. Esse documento contém informações úteis, como a data dos sorteios e as pedras-chave contempladas por sorteio e lance. Muitas administradoras também oferecem a opção de débito automático das parcelas em conta bancária. Lembrando que as parcelas podem ser reajustadas, dependendo do aumento do valor do veículo pretendido.

Por fim, vale ressaltar que todas as parcelas precisam ser pagas, mesmo após a contemplação, e que não existem juros incidindo sobre os valores, apenas uma taxa de administração a ser usada pelo próprio administrador na gestão do consórcio.

Se você ainda tem dúvidas sobre como entrar para o Sistema de Consórcios, entre em contato com os nossos consultores de consórcio.

Fonte:BlogRodobens/BlogAbac/Abril 2017

Conheça as nossas redes sociais: