Compartilhe

Saiba porque o consórcio é considerado um investimento de baixo risco

Saiba porque o consórcio é considerado um investimento de baixo risco

Saiba porque o consórcio é considerado um investimento de baixo risco
Business photo created by yanalya – www.freepik.com

Podemos apostar que você conhece ou já ouviu falar de alguém que fez um consórcio, não é? Essa é uma modalidade de compra coletiva, na qual algumas pessoas se unem a um grupo gerenciado por uma administradora, a fim de comprar algo que desejam. Mas será que esse é um investimento de baixo risco?

Se essa é sua dúvida, fique calmo: a resposta é sim! Esse tipo de investimento é conhecido assim porque eles dão quase 100% de garantia de retorno. Ou seja, você não vai perder dinheiro e pode aplicar no curto prazo, sem medo de pegar seu montante de volta em casos de emergência.

E aí, esta curioso para entender os motivos que levam o consórcio a ser um investimento de baixo risco? Então continue a leitura e aprenda!

É CONSIDERADO DE BAIXO RISCO PORQUE A CONTEMPLAÇÃO É CERTA

Quase toda vez que um dinheiro é aplicado em algo, existe uma possibilidade de dar errado e você perder tudo. Até mesmo a caderneta de poupança, também considerada um investimento de baixo risco, já teve um problema e foi confiscada em 1990 pelo governo.

Nesse quesito, o consórcio é uma opção segura para guardar os seus recursos financeiros, já que a sua contemplação é totalmente garantida se você cumprir o pagamento das parcelas.

Sendo assim, é essencial destacar a importância da administradora desse tipo de investimento. Ela vai cuidar da parte burocrática do grupo, o que inclui a formação de um fundo de reserva para garantir as contemplações – mesmo quando existe a inadimplência de algum integrante.

O SEU CUSTO É BAIXO

Existem muitas alternativas de investimentos que prometem um bom retorno financeiro. Porém, elas costumam apresentar um valor alto, principalmente para quem busca algo de curto prazo. O consórcio é mais vantajoso, pois oferece cartas de crédito de vários valores.

Você pode examinar o seu orçamento e escolher a melhor opção dentro das possibilidades. Mesmo que o valor do prêmio seja alto(como para quem quer adquirir um imóvel), ele é dividido em parcelas mensais com baixo custo – e o melhor: sem juros!

O VALOR DA CARTA TEM CORREÇÃO TODO ANO

Esse investimento de baixo risco pode durar alguns anos, porém você não sofre a ameaça de perder dinheiro com a inflação ou a desvalorização da moeda. Ainda que o consorciado não faça uso do valor da carta de crédito, o dinheiro vai ser corrigido de acordo com os índices da economia atual.

A carta é renovada todo ano, e o índice de mercado utilizado para a atualização tem que constar no contrato. Esse cuidado garante que o contratante não vai perder dinheiro com o passar do tempo.

O CONTRATO GARANTE A SEGURANÇA

Em transações informais (quando o dinheiro é emprestado para algum amigo, por exemplo), fica difícil ter a comprovação, pois foi algo apenas averbado entre as partes, concorda?

Quando existe um contrato, com os direitos e deveres estabelecidos nas cláusulas, fica mais fácil fazer a exigência do cumprimento do que ficou acordado. Inclusive, em último caso é possível tratar o assunto na justiça.

É essencial ter as condições da aplicação devidamente registradas em um contrato, como acontece em um grupo de consórcio. O documento não só traz as regras da modalidade, como também é uma garantia de que o combinado será cumprido.

E aí, viu por que o consórcio é um investimento de baixo risco? Além de todos esses itens citados, é importante destacar que ele é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que está sempre de olho para ver se as administradoras têm mesmo condições de oferecê-lo.

Então, esta esperando o quê? Procure um dos nossos consultores especialistas em consórcio e não perca essa ótima oportunidade de investir!

Fonte: Blogrodobens/Mai 2021.

Nosso post sobre “Saiba porque o consórcio é considerado um investimento de baixo risco” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

Conheça as nossas redes sociais:

[cn-social-icon]

Quer fazer parte da SETESEG News e ficar por dentro das notícias sobre todos os produtos que trabalhamos? Deixe abaixo seu nome e e-mail que lhe manteremos informado(a) com novidades e dicas.

[contact-form-7 id=”6996″ title=”site lead post consórcio”]

Conheça as nossas redes sociais: