Compartilhe

Como escolher um consórcio? Dicas e cuidados que você precisa ter antes de contratar

Confira aqui algumas dicas que você deve tomar antes de entrar em um consórcio.

Como escolher um consórcio? Dicas e cuidados que você precisa ter antes de contratar

Como escolher um consórcio?
Carro foto criado por prostooleh – br.freepik.com

O novo cenário econômico brasileiro tem provocado mudanças na forma de planejar compras e novos investimentos. A necessidade de segurança e de estabilidade a longo prazo irá, segundo presidente da ABAC, Paulo Rossi, impulsionar o mercado dos Consórcios. Este segmento é uma ótima alternativa para adquirir móveis e imóveis visando não se endividar.

Funciona assim: um grupo de pessoas se une para adquirir algum bem em comum, como por exemplo, um kit de cozinha. Ao longo dos meses, os integrantes pagam as prestações, financiando, através de uma poupança coletiva, kits para todos os participantes.

Paulo Rossi, no entanto, ressalta 5 cuidados fundamentais antes de entrar em um consórcio, para que o investimento não se torne uma dor de cabeça?

1 – Saiba em qual grupo está entrando

É imprescindível conhecer as características do grupo de consórcio do qual pretende ter participação. É necessário conferir informações como o valor das parcelas, se é possível escolher parcelas maiores ou menores antes e depois de ser contemplado, qual a ordem da contemplação, se é possível adiantar as parcelas.

2 – Não confie em acordos verbais

Todas as informações de pagamento, contemplação, juros e duração do consórcio devem estar contidas no contrato, para assegurar que sejam plenamente executadas. Vale a pena conferir o contato para ter certeza de não haverem futuras dores de cabeça com imprevistos.

3 – Cuidado com as propagandas

Para ter certeza que sejam cumpridas as promessas feitas no anúncio do consórcio, verifique se todas estão previstas no contrato.

4 – Pesquise sobre o assunto

No Brasil, o Banco do Brasil é responsável por normalizar e permear os consórcios. Confira no site as regras e como participar.

5 – Fique de olho nos reajustes

Em consórcios de longo prazo, o contratante deve saber como é e quando será feito o reajuste do valor total do bem contratado, para poder ter certeza de que mesmo após um ano de consórcio, ainda poderá pagar por ele, assim evitando futuras desistências ou endividamento.

Tomando os cuidados necessários, o consumidor só tem a ganhar com esta modalidade de investimento, que demonstra ter vindo para ficar, tornando possível adquirir bens mesmo em tempos de crise.

Fonte: blogABAC / Jun 2020

Tem algum interesse sobre o consórcio? Nos mande um WhatsApp que tiramos todas as sua dúvidas. 

Conheça as nossas redes sociais:

[cn-social-icon]

Quer fazer parte da SETESEG News e ficar por dentro das notícias sobre todos os produtos que trabalhamos? Deixe abaixo seu nome e e-mail que lhe manteremos informado(a) com novidades e dicas.

[contact-form-7 id=”6996″ title=”site lead post consórcio”]

Nosso post sobre “Qual a melhor época da sua vida para comprar imóveis” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

Conheça as nossas redes sociais: