A resposta é um não bem grande. Mas isso não significa que você não deva tentar essas e outras dicas.
Piscininha, amor! Se o seu celular foi dar um mergulho, tomou um banho inesperado ou nadou numa poça você vai precisar tomar algumas atitudes imediatas para evitar o pior.
Alguns aparelhos contam com proteção IP67 ou IP68, que suportam a exposição a líquido por período e condições específicas – costumam ser mais caros por isso.

O QUE FAZER PARA TIRAR A UMIDADE DO CELULAR?
Seu aparelho pode ser danificado por água e outros líquidos durante uma forte chuva, um acidente na mesa do bar ou descuido no vaso sanitário, uma brincadeira na praia ou piscina durante o verão. Se o seu celular foi molhado, você deve agir rapidamente.
Nesses casos, Willian Toshio, gerente de produto da Positivo Tecnologia, recomenda que você seja rápido e desligue o aparelho antes de tomar qualquer outra atitude.
“Quanto menos tempo imerso ou em contato com a água, menores serão os potenciais de danos. Desligue-o imediatamente e evite ligá-lo por um período entre 12h e 24h. A atitude visa prevenir um possível curto circuito nos componentes internos”, orientou.
Para começar a tentar diminuir a umidade do celular e evitar que água penetre mais ou fique dentro do aparelho até que seja levado a assistência técnica, você pode tentar secá-lo. Lembre-se de fazer isso com o smartphone desligado e fora da tomada.
- Seque a parte externa com papel toalha, camiseta ou pano
- Retire a bateria caso esta seja removível do corpo do telefone
- Retire outras partes destacáveis como o chip SIM e o cartão Micro SD
- Em seguida, coloque-o dentro de um pote de grãos de arroz por 12h a 24h
- Vire o celular em posições diferentes ao longo do dia se possível
Não há um consenso de quanto tempo deixar o celular no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás disso.

Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.
O ARROZ VAI FAZER MILAGRE?
Não… A lógica por trás disso é que o arroz é um grão seco capaz de absorver a umidade do ambiente em que está. Se estiver no mesmo pote fechado com um aparelho celular úmido, por exemplo, pode absorvê-la, “secando o celular”.
Caso você não tenha arroz por perto, outros materiais são bem-vindos, mas evite trabalhar com grãos pequenos que possam entrar no telefone. Há quem use cuscuz, pacotes de sílica gel e areia de gato de caixas higiênicas (limpa, não precisa dizer).

Um teste de 2014, da Gazelle, apontou que o arroz não é a melhor opção, sendo deixar ao ar livre, a sílica, a areia de gato e a farinha de aveia são mais eficientes. Certamente, o arroz é mais fácil de ter por perto, talvez por isso seja tão popular.
KITS DE RECUPERAÇÃO DE ELETRÔNICOS
Você também vai encontrar à venda “Kits para Recuperação de Eletrônicos” que removem umidade de celulares, telefones, tablets, câmeras, MP3 players, e qualquer outro tipo de equipamento eletrônico compatível ao tamanho da embalagem do kit.
Isso porque o material vem com uma embalagem (saco) que deve ser usada para abrigar o celular e agente de secagem, vedando os materiais durante o processo.
É eficiente, mas se você comprar pela Internet pode não dar tempo. O ideal é ter alguns desses em casa para uma emergência dessas, se você for do tipo precavido.
CUIDADO COM O CALOR
Se não tiver nada disso em mãos, deixa o aparelho em ambiente seco e arejado, preferencialmente sobre um pano limpo e enxuto. Entretanto, você NÃO deve:
- Usar o secador de cabelo;
- Deixá-lo sob Sol quente;
O calor excessivo pode comprometer a bateria e não vai ajudar a mantê-lo funcionando.
O aquecimento pode acelerar reações de oxidação na parte interna ou trincar a tela.
Coloquei no arroz, mas durou pouco…
Note que o arroz vai absorver a água que estiver mais próxima. A água que penetra profundamente não será absorvida e o telefone pode te enganar. Ele volta a funcionar mas apresenta problemas dentro de algumas semanas depois de ter “secado no arroz”.
Se der, leve direto para assistência técnica. O problema é que isso às vezes acontece à noite, no feriado ou fim de semana e você provavelmente vai apelar para o arroz.
NÃO DEMORE, PROCURE ASSISTÊNCIA TÉCNICA!
As dicas são ações emergenciais e paliativas. Há milhares de lojas autorizadas a fazer manutenção e reparos pelos fabricantes por um motivo óbvio: procure-as rapidamente.
“Passado o período de espera, tente ligar novamente. Se não funcionar, será necessário levá-lo em uma assistência técnica autorizada para verificar a possibilidade de reparação. Há também a chance de o celular ligar, mas apresentar funcionamento parcial. A água, nesses casos, pode danificar componentes como o alto-falante”, disse.

O que os técnicos podem fazer por você é trabalhar com um banho químico. Que nada mais é do que imersão de componentes em uma solução feita geralmente com álcool isopropílico para limpar e neutralizar possíveis pontos de oxidação dos componentes.
Fonte: tecnoblog/Jun 2022.
Mesmo depois das dicas acima, o risco do seu aparelho estragar ainda é grande, por este motivo nós trabalhamos com o seguro de equipamentos portáteis da Porto Seguro. Com ele você se reguarda não só com danos por qualquer tipo de líquido, mas com danos físicos decorrente a queda acidental ou na tentativa de roubo, danos elétricos e roubo e furto.
Não perca tempo! Contrate aqui o seguro para o seu smartphone com até 1 ano de uso.
Nosso post sobre “Colocar o celular molhado no arroz faz milagre?” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!