Pessoa segurando um smartphone ao ar livre, simbolizando a proteção do seguro de celular.

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10 Dicas Essenciais para Contratar um Seguro para Smartphone

Na hora do aperto, muita gente descobre que a cobertura das seguradoras não inclui furtos simples, por exemplo, como aponta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Por isso, aqui estão algumas dicas para não ser pego de surpresa ao contratar um seguro para smartphone.

1. Pesquise a Reputação da Seguradora por Trás da Oferta na Loja

O seguro de smartphone pode ser contratado na loja que vendeu o aparelho, na operadora da sua linha, com uma corretora de seguros ou diretamente em algumas seguradoras. No entanto, várias delas só vendem o seguro através das varejistas parceiras.

Quando a loja ou operadora oferecem o produto, assim que você compra seu smartphone, é importante saber quem é a seguradora que está por trás da oferta. Geralmente, são empresas de grande porte, mas é preciso ter certeza de que a seguradora é regulada pela Susep. Além disso, acesse o site da Susep e procure por reclamações de consumidores na internet, em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br.

2. Prefira Contratar o Seguro se o Aparelho For Novo

Várias seguradoras não cobrem celulares com mais de um ano. Portanto, se optar por adquirir o seguro, faça isso enquanto o aparelho ainda é novo, pois o seguro pode ser renovado mediante um novo pagamento.

3. Compare os Preços Entre Seguradoras e Apólices

O seguro para smartphone é precificado a partir de uma porcentagem sobre o valor do aparelho. Ou seja, quanto mais caro o celular, maior o preço da garantia. As coberturas incluídas na apólice e o endereço do consumidor também interferem na precificação.

Na Seguradora Porto Seguro, o valor do seguro para celular pode chegar a 20% do valor do aparelho. No entanto, o mesmo seguro pode ter uma grande diferença de preço, dependendo da cobertura contratada. Em geral, quanto mais caro o aparelho, mais o seguro compensa para o consumidor.

4. Confira o Valor da Franquia e o Período de Carência

Normalmente, os seguros para celular têm franquia. Ou seja, o consumidor tem que pagar uma porcentagem do valor do aparelho ou do conserto se precisar acionar a apólice. Na Porto Seguro, por exemplo, a franquia é de até 25% do valor do aparelho, dependendo da cobertura.

Além disso, conheça essas regras para evitar surpresas se precisar acionar o seguro e não prejudicar o orçamento. Outra dica é conferir se há carência, um período inicial em que o consumidor não pode acionar a apólice se algo acontecer com o aparelho. Alguns planos têm carência de 30 dias.

 5. Saiba se o Seguro Cobre Roubo e Furto Qualificado, Danos Acidentais ou Ambos

A maioria dos seguros para smartphones cobre apenas roubo e furto qualificado. Isso significa que a apólice não cobre furtos simples, como o sumiço do celular dentro da bolsa no ônibus ou de cima da mesa do restaurante, sem deixar algum dano aparente.

Portanto, é importante entender exatamente o que você está contratando. Além disso, outras coberturas incluem danos acidentais ao aparelho, como a quebra da tela, desde que não haja responsabilidade do usuário no acidente.

6. Avalie se Você Prefere Receber um Aparelho ou Dinheiro como Indenização

Algumas seguradoras oferecem um celular novo como indenização. Outras reembolsam o valor do aparelho ou do conserto após um orçamento em uma assistência técnica autorizada. Portanto, avalie o que é melhor para você e observe essa condição no contrato.

7. Pesquise Alternativas ao Seguro

Existem outras formas de proteção para quem perde o celular por roubo, furto ou acidente, como a própria garantia do aparelho fornecida pela marca.

8. Faça Boletim de Ocorrência se o Celular for Roubado ou Furtado

Se acontecer um sinistro, como o mercado segurador chama a ocorrência, é importante o consumidor ter provas para mostrar à seguradora. Portanto, faça um boletim de ocorrência para poder acionar a apólice contratada.

9. Guarde a Nota Fiscal do Aparelho

Guardar a nota fiscal original do celular é essencial para acionar o seguro. Afinal, nela estão registrados o modelo e o preço do smartphone, para a seguradora conferir a indenização que você receberá.

10. Seja Honesto ao Acionar o Seguro

Qualquer omissão de informação ou mentira sobre o sinistro pode impedir que você acione a apólice. Por isso, seja o mais claro possível.

Resumindo, seguir essas dicas ao contratar um seguro para smartphone é fundamental para evitar surpresas e garantir que seu aparelho esteja bem protegido.

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