Compartilhe

COMO PREVENIR INCÊNDIOS CAUSADOS POR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

COMO PREVENIR INCÊNDIOS CAUSADOS POR INSTALAÇÕES ELÉTRICASCom a revolução tecnológica ocorrida principalmente no último século, a eletricidade passou a ser item essencial para garantir o acesso aos vários equipamentos e recursos que facilitam a vida das pessoas no dia-a-dia. Porém, um erro muito comum – e que tem trazido muitos inconvenientes – é o mau uso das instalações elétricas, tanto em imóveis residenciais quanto comerciais, que tem aumentado o risco e a ocorrência de incêndios decorrentes de curtos-circuitos.

Segundo dados, a incidência de curto-circuito com incêndio mais que dobrou nos últimos 3 anos. Em 2016, mais de 448 casos foram registrados, ocasionados por aquecimento gerado por sobrecarga ou curto circuito. A Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) afirma que esses números representam apenas uma parcela da realidade brasileira e que a incidência real esteja entre três a cinco vezes o total levantado.

A boa notícia é que, com algumas medidas preventivas e um pouco de atenção, o risco de incêndio pode ser drasticamente reduzido. Confira algumas dicas bastante úteis para evitar curtos-circuitos e deixar o seu imóvel sempre em segurança!

 

Equipamentos nas tomadas adequadas. 

Há diversos produtos que precisam de ligações especiais, como ar-condicionado, nobreaks e equipamentos de emissão de calor. Por isso, confira se a resistência da tomada em questão está adequada a suportar o fluxo de energia necessário. E não altere a configuração das entradas dos cabos: essa alteração pode comprometer a função do seu aparelho.

Emissão de calor: cuidado! 

Não deixe os aparelhos que emitam calor ligados por muito tempo. Principalmente no inverno, não durma com aquecedores ligados. Esses equipamento exigem alta carga de fluxo de energia. Deixá-los ligados durante horas seguidas é muito perigoso.

Evite o “do it yourself”. 

Instalações elétricas são perigosas e exigem muita precaução e experiência. Conte com profissionais qualificados para deixar a sua casa ou escritório sempre em segurança!

Eletricidade e água não combinam!

 Mantenha sempre os cabos condutores de eletricidade longe de ambientes úmidos, principalmente no banheiro. Não ligue barbeadores ou depiladores elétricos após o banho. 

Está construindo? Dê as devidas atenções ao projeto elétrico! 

Garanta sempre a segurança no futuro. Os projetos elétricos garantem a boa distribuição do fluxo de energia – além de evitar más inserções de cabos que podem te dar dores de cabeça posteriormente.

Faça sempre a manutenção das instalações elétricas.

 Ao notar uma constante queda de disjuntor em determinado ambiente, procure um especialista. As manutenção das instalações elétricas são bastante importantes também para verificar a qualidade dos cabos de transmissões de energia elétrica e reparos nas distribuições pelos ambientes do imóvel.

Cuidado com os extensores e réguas de energia.

Sobrecarregar a sua tomada com diversos eletrônicos podem comprometer a segurança da sua casa ou escritório. É comum utilizar benjamins (T’s), ou mesmo extensões, para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Esta prática, comum na maioria das casas, causa sobrecarga, aquecimento dos fios, curto circuito e, por consequência, acontece o incêndio. Portanto, evite ligar mais de um equipamento na mesma tomada.

Fonte: somposeguros/Agos 2019.

Nosso post sobre “Como prevenir incêndios causados por instalações elétricas” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

Solicite aqui uma cotação para proteção de sua residência com um excelente custo benefício.

Conheça as nossas redes sociais: