Compartilhe

Comprar ou construir um imóvel, qual a melhor opção?

Comprar ou construir um imóvel, qual a melhor opção?

Comprar ou construir um imóvel, qual a melhor opção?
Image by Paul Brennan from Pixabay

O objetivo de comprar a casa própria é algo que grande parte da população brasileira tem em comum, afinal, nada é melhor do que ter o seu próprio canto, a sua independência e sua privacidade. Mas o que vale mais a pena: comprar um imóvel já pronto ou construir desde o início?

Confira aqui quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas possibilidades e decida qual é a melhor opção para você, que está cada vez mais perto de realizar o sonho da casa própria! 

Comprar a casa pronta

 Vamos começar avaliando a opção de já comprar a casa prontinha para morar.

RAPIDEZ

A maior vantagem do imóvel pronto é, obviamente, o curto tempo de espera para começar a morar na sua própria casa. Para quem tem pressa — geralmente quem paga aluguel e quer logo se livrar dessa despesa —, essa acaba sendo a melhor opção. Afinal, não é todo mundo que tem tempo e paciência para dedicar a uma construção iniciada do zero.

AVALIAÇÃO DA CASA PRONTA

A princípio, com a casa pronta, é possível avaliar vários aspectos do imóvel, como localidade, vizinhança e as condições em que se encontra. Entretanto, essa avaliação é pouco abrangente — para além desses aspectos, comprar a casa pronta permite que você veja exatamente como ela é, inclusive seus problemas. Você pode ver se há goteiras, rachaduras, desnivelamentos, enfim, qualquer defeito que um imóvel possa apresentar. Por isso, é importante que você tenha acesso ao projeto da construção, pois assim há como saber como o imóvel foi construído e também precisar qual é o estado do encanamento e da fiação elétrica, por exemplo.

 

DIFICULDADE DE ENCONTRAR O IMÓVEL IDEAL

Já a grande desvantagem de comprar uma casa pronta é a necessidade de se fazer uma pesquisa minuciosa para encontrar o lugar ideal — principalmente se você tiver certas exigências como, por exemplo, região do imóvel, quantidade determinada de cômodos ou, ainda, se possuir um valor limitado para investir.

Comprar ou construir um imóvel, qual a melhor opção?
Image by Thanks for your Like • donations welcome from Pixabay

Construir do zero

 Agora, vamos ver quais as vantagens e desvantagens de construir a casa do zero.

“NOVINHO EM FOLHA”

Umas das maiores — se não a maior — vantagens é que, depois de pronto, você terá um imóvel totalmente novo, o que resultará não só em pouquíssimos gastos com manutenção por um bom tempo, mas também em maior vida útil e maior valorização do investimento.

PERSONALIZAÇÃO

Pode até demorar um pouquinho para você poder morar na sua casa, mas ela será exatamente como você sonhou. Ao construir do zero, você tem a oportunidade de sentar-se junto ao arquiteto e pedir por aquilo que você quer e precisa — nem a mais, nem a menos. Isso pode ser traduzido em otimização da moradia e em economia para o seu bolso!

ECONOMIA

Sai muito mais em conta construir do que comprar uma casa pronta. O dinheiro que você investiria em uma casa pronta — que talvez não fosse exatamente como você queria —, pode ser utilizado na compra de um terreno, na construção da edificação e ainda é bem possível que sobre um dinheirinho de troco! Mas preste atenção: isso só se aplica se estivermos falando de imóveis na mesma região e proporção.

LENTIDÃO

Se o pró da casa já finalizada é a rapidez, o contra de construir um imóvel do início é exatamente a demora. Para quem está com pressa de se livrar do aluguel, ou precisa de uma solução rápida após uma mudança repentina, por exemplo, um imóvel a ser construído pode não ser a melhor opção, uma vez que envolve muito tempo de espera até que fique pronto. Além disso, é preciso ter muita paciência para lidar com a obra, pois mesmo que a construção seja terceirizada, é preciso acompanhar o projeto de perto.

Descobriu qual é a melhor opção para você? Deixe seu comentário nos dizendo o que é mais importante levar em consideração na hora de optar por comprar pronto ou construir, compartilhe suas opiniões!

Fonte: BlogRodobens/Fev 2021.

Nosso post sobre “Comprar ou construir um imóvel, qual a melhor opção?” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

Conheça as nossas redes sociais:

[cn-social-icon]

Quer fazer parte da SETESEG News e ficar por dentro das notícias sobre todos os produtos que trabalhamos? Deixe abaixo seu nome e e-mail que lhe manteremos informado(a) com novidades e dicas.

[contact-form-7 id=”6996″ title=”site lead post consórcio”]

Conheça as nossas redes sociais: