Compartilhe

Entenda a diferenças entre os tipos de consórcio

Quem deseja realizar sonhos de forma planejada pode contar com os diferentes tipos de consórcio para ajudar nessa empreitada. E o melhor: muita gente não sabe, mas é possível conquistar muito mais que veículos e imóveis por meio do consórcio! De acordo com suas necessidades, você pode escolher o consórcio mais adequado e, assim, conseguir o que deseja sem sair do orçamento mensal e sem pagar altos juros de empréstimos.

Ficou interessado? Saiba mais a respeito do consórcio em geral e das diferentes modalidades que você pode contratar conferindo os próximos tópicos!

QUE TIPOS DE CONSÓRCIO EXISTEM?

Diferentemente do que muita gente pensa, o consórcio não serve apenas para adquirir bens. Saiba: é mais que possível se programar para contratar serviços diversos com a ajuda dessa poupança conjunta. Por meio do consórcio, você pode, por exemplo:

  • realizar uma reforma na casa para deixá-la como sempre sonhou;
  • organizar uma festa, seja de aniversário, casamento ou formatura;
  • planejar uma viagem e fazer turismo em locais paradisíacos;
  • fazer procedimentos estéticos para elevar a autoestima;
  • realizar procedimentos de saúde muito caros para pagar à vista.

Só é importante escolher com cuidado a modalidade que você vai contratar, ok? Afinal, não é porque tudo é consórcio que você pode entrar em um grupo para comprar um carro e depois usar o dinheiro para fazer uma viagem, por exemplo. Cada contrato prevê uma forma específica de uso da carta de crédito.

Além disso, também é preciso pesquisar sobre as administradoras. Se várias oferecem um consórcio de serviços, por exemplo, você ainda deve comparar as condições, taxas e demais custos envolvidos. Para você ter uma ideia, enquanto algumas cobram fundo de reserva e taxa de adesão, outras escolhem não fazê-lo, trazendo um resultado melhor.

Então vamos ao que interessa: confira a partir de agora os principais tipos de consórcio que existem para saber qual realmente atende às suas necessidades!

VEÍCULOS AUTOMOTORES, BARCOS E AERONAVES

Esse é o tipo mais popular e, frequentemente, mais voltado para a compra de carros e motos. O que você deve saber nesse caso é que é possível encontrar consórcios para veículos novos e seminovos, caminhões, tratores e até aeronaves!

Dependendo da sua área de atuação, essa pode ser uma excelente forma de iniciar ou ampliar um negócio próprio. Você trabalha com frete e transporte de mercadorias, por exemplo? Que tal fazer um consórcio de caminhão?

ELETRODOMÉSTICOS E OUTROS BENS MÓVEIS

Há quem contrate consórcios para comprar computadores, eletrodomésticos mais modernos e até móveis planejados, por exemplo. Contudo, como esse é um tipo de bem que não custa tão caro assim, esse consórcio não chega a ser tão popular.

Algumas grandes lojas até oferecem consórcios próprios para que seus clientes consigam adquirir bens móveis. Nesse caso, é preciso ter o cuidado de consultar a autorização de funcionamento do negócio, bem como as taxas e as condições — preços diferenciados ou prazos muito extensos.

BENS IMÓVEIS

Muita gente também adquire consórcios para comprar casas, apartamentos, casas de temporada, imóveis rurais ou ainda na planta. Esse é um tipo de consórcio muito popular e que, ao longo do tempo, vem permitindo que muita gente consiga realizar o sonho da casa própria.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

O que fazer quando seu sonho tem um custo maior e você não tem condições para pagar à vista? Quem deseja dar uma festa de 15 anos para a filha ou realizar um procedimento estético mais caro, por exemplo, fica sujeito a fazer empréstimos pessoais que podem comprometer bastante o orçamento. Nada disso! Sem juros, o consórcio é uma saída extremamente viável e incrivelmente mais vantajosa que um empréstimo.

Suponha que você queira fazer uma viagem internacional. É possível contratar um consórcio de 9 mil reais com parcelas de cerca de 320 reais e pagamento em 3 anos. É uma alternativa bem plausível para cobrir gastos com passagens, hospedagem e o que mais for preciso, pagando apenas um pouquinho por mês. Pronto para começar a fazer as malas?

PARA QUE PERFIL CADA TIPO DE CONSÓRCIO É INDICADO?

A verdade é que não existe um perfil ideal para cada tipo de consórcio. Na prática, só existe uma regra: você não pode precisar do bem ou serviço com urgência. Isso porque o consórcio não dá uma data certa para entregar a carta de crédito, dependendo da contemplação. A única certeza que você pode ter é a de que isso acontecerá até o fim do consórcio.

Por essa particularidade, o consórcio é mais indicado para quem consegue levar a vida com certo planejamento e antecipação, preparando-se para conquistar seus sonhos sem pressa, mas com segurança. Não à toa, portanto, que essa é a forma mais econômica de alcançar objetivos!

QUAL O CAMINHO PARA CONTRATAR UM CONSÓRCIO?

Você sabe como funciona a burocracia de um financiamento? É preciso ir ao banco e levar diversos documentos e comprovantes, para ainda esperar a avaliação de crédito. Nesse cenário, até colocar as mãos no bem que deseja, demora um bom tempo. Sem contar que podem surgir muitos imprevistos pelo meio do caminho, entraves que podem inclusive impossibilitar o processo.

No consórcio, por outro lado, o cenário é bem diferente. O primeiro passo é procurar uma boa administradora, que seja confiável e tenha planos mais em conta. Depois, entre em contato com um corretor de confiança ou faça a solicitação diretamente pelo site.

A documentação necessária para contratar o consórcio é básica e não há avaliação de crédito — isso só será visto quando você for receber sua carta, o que dá tempo mais que suficiente para solucionar qualquer pendência em seu nome. Viu como é um processo simples?

COMO ADQUIRIR O BEM OU CONTRATAR O SERVIÇO?

Independentemente do tipo de consórcio contratado, o consorciado recebe sua carta de crédito quando é contemplado por lance ou sorteio. A cada mês é realizada uma assembleia para sortear um ou mais consorciados. De forma diferente, mas dando o mesmo resultado, quem oferece um lance vencedor, propondo-se a antecipar o pagamento de determinada parte do saldo devedor, também recebe sua carta.

Com a carta de crédito em mãos, o contemplado pode sair em busca do produto ou serviço que deseja, deixando a administradora do consórcio encarregada de realizar a transação. Por um lado, você não tem a dor de cabeça de lidar com transferências de dinheiro, emissão de cheques ou nada disso. Por outro, não perde o poder de barganha, podendo negociar bons descontos, já que o vendedor recebe o pagamento à vista.

E tem mais: cada vez que você termina de pagar um consórcio, já pode iniciar outro para partir rumo à conquista de um novo objetivo! Só lembrando que você realiza seu sonho, mas continua pagando as parcelas até o encerramento do grupo, ok?

Fonte: BlogRodobens/Out 2018.

Nosso post sobre “Entenda a diferenças entre os tipos de consórcio” lhe foi útil? Então, curta nossa página e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

Conheça as nossas redes sociais: