Na madrugada da última terça-feira, um incêndio de grande proporção destruiu a exposição interativa Casa Warner, ambientada no estacionamento do Shopping Nova América, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o G1, a exposição exibia réplicas e originais de produções da Warner Bros, incluindo a famosa boneca Anabelle e objetos do filme Harry Potter. Entretanto, o Corpo de Bombeiros relatou que o fogo destruiu toda a estrutura de 1.500 m², mas não houve feridos. Além disso, o CQCS ouviu um especialista que destacou as principais ações do seguro diante do ocorrido.
Cobertura de Riscos Diversos
Nelson Uzêda, Diretor do Sindseg-BA, do Clube de Seguradores da Bahia e executivo da Excelsior Seguros, explica que o produto apropriado para situações como o incêndio na Casa Warner é o de Riscos Diversos. Portanto, as seguradoras geralmente contemplam danos de causas externas, como incêndio e roubo. No entanto, é necessário apresentar um inventário com os valores avaliados e, em casos de obras de arte, notas fiscais para a reposição dos itens.
Avaliação de Obras de Arte Na Casa Warner
Por outro lado, Uzêda afirma que, no caso de obras de arte, muitas vezes não há valor comercial definido, sendo o valor estimativo. Setores especializados das seguradoras avaliam os itens e, no momento do sinistro, pagam a indenização com base nesse valor. Ele ressalta que a cobertura do seguro oferece proteção para os objetos expostos, mas não para o local da exposição, embora possa existir uma apólice para ambos. “No caso de bens anexados a shoppings e galpões, o risco pode ser recusado devido à vulnerabilidade do local. Portanto, riscos diversos cobrirão eventos caracterizados como acidentes”, disse Uzêda.
Responsabilidade do Shopping
Nelson Uzêda lembra que o shopping e o expositor compartilham a responsabilidade de preservar o patrimônio e exigir a apresentação de uma apólice de seguro. O sinistro pode causar danos materiais e atingir pessoas, mudando a natureza da questão. “No entanto, é importante contratar a cobertura de Responsabilidade Civil para a exposição, garantindo ação para Danos Morais e Corporais causados a terceiros”, destacou Uzêda. Exposições como a da Casa Warner recebem muitos visitantes que estão expostos a riscos, assim como os expositores e trabalhadores da obra.
Normas e Regulamentação
As obras destruídas pelo incêndio pertenciam a uma empresa internacional. Uzêda ressalta que toda apólice contratada no Brasil segue as normas da SUSEP, que aprova regras e cláusulas através de notas técnicas, reguladas pelo Ministério da Fazenda e pelo Conselho Nacional de Seguros. “Por fim, a menos que a própria seguradora, por exigência do expositor e através de cláusulas específicas, contemple itens que normalmente não são cobertos no Brasil, o processo não seguirá as normas internacionais”, concluiu Uzêda.
Impacto do Incêndio Na Casa Warner
Segundo o site UOL, a Casa Warner continha itens de séries e filmes das franquias Warner Bros, incluindo Harry Potter, Lonney Tunes, Anabelle, Senhor dos Anéis, além de cenários e figurinos de outras produções. Em nota, o Shopping Nova América informou que o incêndio não atingiu nenhuma outra parte do empreendimento, que seguirá com o horário normal de funcionamento.