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Seguro de vida para funcionários: um guia completo

Seguro de vida para funcionários

Seguro de vida para funcionários: um guia completo
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Um dos benefícios corporativos mais oferecidos pelas empresas é o Seguro de Vida para funcionários. Ele garante a tranquilidade do colaborador e da sua família em momentos difíceis, sendo muitas vezes, inclusive, um benefício obrigatório pela convenção coletiva.

Mesmo sendo utilizado em larga escala, no entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, neste artigo vamos esclarecer algumas das questões principais sobre o Seguro de Vida. Continue a leitura para saber mais!

 

QUANDO O SEGURO DE VIDA PODE SER UTILIZADO?

O seguro de vida para funcionários não é utilizado apenas em caso de falecimento. Uma das principais confusões que se faz sobre esse serviços é que ele é válido apenas em caso de morte do colaborador. A verdade, porém, é que, atualmente, os produtos oferecidos pelas seguradoras garantem uma utilização muito além de um eventual falecimento. Quando bem contratado, o Seguro de Vida pode incluir:

  • assistência emergencial – serviços úteis, por exemplo, quando o colaborador estiver em viagem nacional ou internacional;
  • despesas médico-odontológicas – podendo ser utilizadas em caso de acidente com o segurado;
  • adiantamento do prêmio em vida – em casos de doenças crônicas ou terminais, o colaborador poderá antecipar o valor da indenização ainda em vida;
  • incapacidade temporária por acidente – o colaborador poderá receber uma renda diária caso sofra um acidente que o afaste do trabalho;
  • assistência funeral – em um eventual falecimento, os familiares não precisariam se preocupar com as providências burocráticas e custo de funeral;

Ou seja, o benefício vai muito além de uma indenização para os dependentes em caso de falecimento do colaborador.

QUAL É O CUSTO-BENEFÍCIO DO SEGURO DE VIDA PARA FUNCIONÁRIOS?

Uma das principais vantagens desse produto é o custo-benefício, ou seja, o ganho e tranquilidade que você oferecerá para o colaborador é desproporcional ao custo que sua empresa terá. Os planos  ainda são bem customizáveis e você pode fazer o plano que for melhor para os seus colaboradores, variando o nível de cobertura.

O custo vai variar em função de três itens principais: idade do colaborador, quantidade de coberturas acessórias e valor de indenização escolhida. Conte com um especialista capacitado a lhe orientar sobre qual a configuração que vai ser mais atrativa para os seus funcionários sem onerar a empresa.

Em geral, o seguro de vida para funcionários é um benefício muito barato se comparado a outros, como o seguro saúde, e muito atrativo do ponto de vista do colaborador e sua família, pois garante uma tranquilidade adicional.

QUAIS CATEGORIAS DE TRABALHADORES TÊM SEGURO DE VIDA OBRIGATÓRIO?

Apesar de ser um benefício válido para todo colaborador, o seguro de vida para funcionários ainda não é obrigatório para todas as empresas. Existem, porém, algumas categorias com a obrigatoriedade de oferecer esse serviço aos seus funcionários, devido a convenções sindicais e acordos coletivos.

Nesse sentido, o seguro é exigido para as seguintes categorias:

  • construção civil;
  • postos de combustíveis;
  • todos os funcionários de condomínios;
  • comércio de alimentos no varejo;
  • serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes;
  • hotelaria, motéis, hospedagem;
  • profissionais de contabilidade;
  • profissionais da área de educação;
  • motoboys e outros entregadores;
  • prestadores de serviço;
  • despachantes;
  • serviços relacionados a panificação e confeitaria;
  • indústria têxteis e de vestuário;
  • indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica;
  • indústrias de roupas infanto juvenis;
  • instalação e manutenção de redes de telecomunicação.

Além dessas, vale lembrar que outras categorias também devem receber o seguro obrigatoriamente, em estados específicos do país. É o caso por exemplo, de indústrias de instalações elétricas, hidráulicas, de gás e sanitárias em São Paulo. Portanto, sempre vale a pena conferir no seu sindicato ou em sua consultoria jurídica se essa é uma obrigação para o seu negócio.

PARA QUAL PERFIL DE FUNCIONÁRIOS O SEGURO DE VIDA É RECOMENDADO?

Mesmo não sendo obrigatório para to

dos, esse benefício pode ser sempre vantajoso. Note que o Seguro de vida não é atrativo apenas para colaboradores com familiares que se beneficiarão de uma eventual indenização. Funcionários jovens e sem dependentes também têm interesse em ter uma tranquilidade adicional em caso de acidente com afastamento temporário do trabalho.

QUAL A DIFERENÇA DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO E INDIVIDUAL?

Outra dúvida comum é referente à diferença entre os seguro de vida em grupo e planos individuais. Em muitos sindicatos, a contratação de um seguro de vida em grupo é obrigatória, porém, saiba que esse plano é completamente diferente de um plano individual.

POR QUE OFERECER O SEGURO DE VIDA PARA FUNCIONÁRIOS EM SUA EMPRESA?

Pelo que vimos até aqui, já deu para perceber várias vantagens de oferecer o Seguro de Vida a seus colaboradores, certo? Ele oferece mais tranquilidade ao funcionário e sua família, além de contribuir para o imposto de renda da empresa.

Acontece que isso ainda não é tudo: o Seguro de vida também é um bom recurso para atração e retenção de talentos. Isso destacará o seu negócio da concorrência e , inclusive, ajudará na satisfação e na motivação profissional, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados pela companhia. Considere o custo-benefícios e faça sua análise. Você verá como essa oferta pode ser positiva!

Como contratar o Seguro de Vida Individual perfeito para seus funcionários?

Agora que você já conhece melhor o Seguro de Vida e suas vantagens, vamos dar algumas dicas para contratar esse serviço para seus funcionários. Afinal, não adianta escolher qualquer opção: é necessário ter segurança e se certificar da qualidade dos serviços. Confira alguns pontos que você deve observar!

Escolha uma boa seguradora

Escolher a seguradora certa é fundamental para garantir que o serviço será prestado como se deve, sem surpresas desagradáveis ou prejuízos. Assim, opte por uma empresa de confiança. Pesquise sobre seu histórico e sua solidez, conheça a opinião de quem já foi cliente e com clientes atuais, confira seu volume de ativos e informe-se sobre todos os detalhes antes de fechar o contrato. Desse modo, você garante o melhor para sua companhia e seus funcionários.

Fique atento às indenizações diferenciadas

Não tenha um mesmo valor de indenização igual para todos. Tenha certeza de que o valor da indenização seja compatível com o perfil do colaborador (seu salário, principalmente. Crie planos crescentes conforme o colaborador mude de cargos na empresa. Isso o motivará a subir de nível para melhorar as condições do benefício.

INVISTA EM PLANOS MAIS COMPLETOS

Capriche na configuração do plano e não se esqueça de garantir indenização em caso de morte (acidental ou natural), invalidez (total ou parcial) e até afastamento. Isso dará uma tranquilidade maior para os colaboradores e suas famílias.

CAPRICHE NOS ITENS ADICIONAIS

Adicionar assistência distintas (emergencial, funerária, viagem, entre outros) impactará muito no custo do seguro e trará benefícios reais para o funcionário.

Essas são as informações principais sobre o Seguro de Vida. Agora você já conhece suas vantagens e seu funcionamento, pode incluí-lo em seu pacote de benefícios!

Esperamos ter ajudado! Para saber mais sobre o Seguro de Vida para funcionários ou conhecer nossos serviços é só entrar em contato com a equipe da SETESEG SEGUROS!

Fonte: blogconvenia / Jun 2020

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