Viajante olhando o contrato de seguro viagem no celular com um cenário do aeroporto ao fundo, simbolizando segurança, proteção e tranquilidade durante a viagem.

Compartilhe

Seguro Viagem: O Que É, Como Funciona e Tipos de Coberturas

Você já ouviu falar em seguro viagem? Se sim, já se recusou a incluí-lo em seu pacote turístico, por achar desnecessário? Talvez você mude de ideia depois de ler este texto!

A contratação de um seguro viagem não é comum para os brasileiros, e muita gente ainda acredita que é apenas mais um gasto que as agências de viagem tentam forçar ao consumidor para faturar mais nos pacotes. Não é bem assim!

Por não entender a importância do seguro – e, mais ainda, o quão acessível ele pode ser – muitas pessoas ainda viajam correndo riscos impensáveis e podem até ter sua entrada negada em alguns países se não tiverem um seguro contratado.

Continue lendo para conhecer tudo sobre o seguro viagem: como funciona, por que ele é o melhor amigo de quem quer viajar com responsabilidade e livre de dores de cabeça, e como você pode encontrar a melhor alternativa de seguro para a sua viagem!

O Que É o Seguro Viagem

O seguro viagem é um serviço que oferece apoio para imprevistos, acidentes e eventualidades que podem acontecer antes, durante ou depois de uma viagem. Ao contratá-lo, o viajante estará protegido caso precise de atendimento médico, jurídico, assistência com bagagens ou voos, entre outras coberturas.

Desde 2016, seguro viagem e assistência viagem são nomes que identificam o mesmo produto. Até então, quem contratava um seguro deveria arcar com as despesas necessárias e depois solicitar o reembolso junto à seguradora, enquanto os contratantes da assistência podiam contar com estabelecimentos conveniados à prestadora do seguro.

Atualmente, é possível contratar apólices nessas duas modalidades, conforme a necessidade do cliente, sob a nomenclatura seguro viagem.

Em suma, o seguro viagem é uma forma de garantir mais segurança e comodidade para quem viaja. Afinal, cuidados com saúde fora do Brasil podem custar muito caro – na casa dos milhares de dólares! E é sempre bom evitar problemas como atrasos, cancelamentos e outras dores de cabeça comuns com companhias aéreas e de turismo.

Como o Seguro Viagem Funciona

O seguro viagem funciona de forma semelhante ao seguro de automóvel, fornecendo coberturas a situações imprevistas. Normalmente, os seguros contratados incluem os seguintes serviços em suas apólices:

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO): Garante indenização das despesas em casos de acidentes pessoais, enfermidades agudas ou súbitas durante viagens.
  • Traslado médico: Contempla a remoção ou transferência do segurado para outra clínica ou hospital que melhor atendê-lo em caso de acidente ou enfermidade.
  • Traslado de corpo: Indeniza as despesas de liberação e transporte do corpo do segurado falecido até o seu domicílio ou sepultamento.
  • Regresso sanitário: Cobre as despesas de retorno do segurado caso ele não possa retornar ao seu domicílio como um passageiro normal.
  • Morte em viagem (acidental ou natural): Paga o capital segurado ao beneficiário do seguro.
  • Invalidez permanente parcial ou total por acidente: Indenização em caso de perda de capacidade parcial ou definitiva de membros ou órgãos por uma lesão em acidente pessoal durante a viagem.

Tipos de Seguro Viagem

Existem diversos tipos de seguro viagem, que variam de acordo com a finalidade e o perfil do segurado.

  • Seguro viagem para idosos: Contempla coberturas diferenciadas para viajantes acima de 70 anos.
  • Seguro viagem para esportes radicais: Indicado para quem viaja para esquiar, fazer trilhas, escaladas e outras modalidades que podem provocar acidentes.
  • Seguro viagem anual: Para quem viaja duas ou mais vezes por ano para fora do país.

Importância do Seguro Viagem

Como já mencionamos, o seguro viagem é uma aquisição muito importante para quem deseja viajar tranquilo. Ele assegura que, caso um acidente ou imprevisto aconteça, você poderá seguir sua viagem ou retornar para casa, e que sua família ou beneficiário receberá uma indenização caso o pior aconteça.

Mulheres grávidas, por exemplo, não devem viajar sem um bom seguro, ainda que seja uma viagem curta, até mesmo nacional. A assistência médica do seguro viagem alivia grande parte dessas preocupações, além de cobrir os custos e garantir que a gestante receba o atendimento que precisa.

Outra situação que mostra a importância do seguro viagem são as viagens com crianças que ficam empolgadas com as novidades e desatentas à segurança. Um braço quebrado pode custar mais de US$ 15.000 em um hospital nos Estados Unidos, um custo que pode até impossibilitar que a família continue viajando.

Corretoras de Seguro e Agências de Viagem

A maior parte das agências de viagens conta com empresas parceiras para oferecer planos de seguro viagem, muitas vezes já incluídos nos pacotes da agência. Você também pode cotar de maneira independente, diretamente com uma seguradora ou corretor.

Além disso, diversas corretoras de seguro viagem permitem fazer a cotação online, sem precisar ir até uma loja ou escritório. Assim, o viajante pode comparar as coberturas e os preços oferecidos pela agência de viagem e entre as próprias corretoras e escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades.

Obrigatoriedade do Seguro Viagem

Na América Latina, apenas dois países exigem seguro viagem para turistas: Venezuela e Cuba. Nos demais territórios, não há obrigatoriedade no seguro, mas ele é aconselhável pelos diversos benefícios que oferece ao viajante.

Para os EUA também não é necessário viajar com seguro contratado, mas é uma dica inteligente para quem não viaja com os bolsos cheios. Os custos de saúde no país são extremamente elevados, pois não há um sistema público de cuidados.

Já na Europa, há um acordo vigente chamado Tratado de Schengen; que trata de políticas de controle de fronteira dos 26 países signatários. A partir dele, foi instituído o trânsito livre entre os países por um período máximo de 90 dias, desde que cumpridos os requisitos acordados entre os membros. Um deles é a exigência do seguro viagem de valor mínimo de 30 mil euros, válido em todos os países do acordo.

Resumindo, contratar um seguro viagem é essencial para quem deseja viajar com segurança e tranquilidade. Portanto, inclua essa etapa no seu planejamento de viagem e evite imprevistos.

? Fale Conosco no WhatsApp para obter orientação personalizada sobre como escolher o melhor seguro viagem para sua próxima aventura!

Conheça as nossas redes sociais: