Compartilhe

6 sinais de que chegou a hora de trocar de carro

6 sinais de que chegou a hora de trocar de carro

É fato: uma hora ou outra vai chegar o momento de se despedir do seu companheiro de estrada. O problema é que reconhecer a hora de trocar de carro não costuma ser uma tarefa assim tão simples. Além de todo o afeto envolvido, ainda é preciso levar em conta fatores bem práticos, sabia?

Neste post, vamos mostrar o que realmente precisa ser levado em conta antes de tomar essa decisão. Confira!

6 sinais de que chegou a hora de trocar de carro
Designed by azerbaijan_stockers / Freepik

1 – QUILOMETRAGEM ALTA

Esse é o parâmetro mais óbvio para determinar a hora de trocar de carro, não sendo preciso nem fazer muito esforço para entender o porquê. Basta pensar que as revisões programadas vão ficando cada vez mais caras à medida que o carro aumenta sua rodagem.

No fim das contas, por melhores que sejam as manutenções, certos desgastes são irreversíveis. Em geral, o impacto começa a ser sentido entre 60 e 100 mil quilômetros rodados, podendo esse ser um bom momento para começar a olhar um novo veículo.

2 – Consertos recorrentes

Outro sinal claro de que o carro está pronto para a troca é quando ele começa a apresentar problemas recorrentes. Isso pode variar de acordo com o modelo, a marca ou mesmo a unidade.

Em geral, problemas no sistema elétrico e quebras no motor, além de outras dores de cabeça, começam a transformar os gastos com manutenção em rotina. Para não acabar comprometendo seu orçamento familiar, que tal considerar a troca?

3 – Mudanças familiares

Nem sempre o carro precisa apresentar problemas ou se tornar  um peso grande demais no orçamento para ser trocado. Vamos supor que a família vai crescer. Nesse caso, é possível que você precise de um veículo maior para acomodar todo mundo!

O mesmo vale para mudanças profissionais. E se você percebe que o carro atual não é tão bom na estrada, para viagens de trabalho, quanto nos deslocamentos pela cidade, por exemplo? Esse também pode ser, portanto, um bom momento para apostar em um veículo mais robusto.

4 – Fim da garantia

As montadoras e concessionárias costumam oferecer uma garantia para veículos novos que tendem a cobrir entre 3 e 5 anos de vida dos automóveis. Depois desse período, é preciso desembolsar recursos próprios para lidar com os desgastes de fábrica.

Associado a outros fatores, como uma mudança no valor do seguro, o aumento da despesa é um indicador de que está na hora de trocar de carro.

5 – Queda de preço

Temos aqui outro ponto bastante similar à quilometragem, embora esteja mais associado à longevidade do veículo. O mercado de carros usados apresenta diferentes taxas de depreciação ao longo do tempo.

Vale a pena, assim, pesquisar sobre a estimativa de quanto valerá seu carro nos próximos anos. Dessa forma, é possível escolher o momento da revenda para aquele período em que a queda do preço não é tão acentuada.

6 – Realização de sonho

Por fim, você pode decidir a hora de trocar de carro quando tiver a possibilidade de realizar um sonho, seja comprando um veículo mais luxuoso ou mesmo aquele off-road com que sempre sonhou para fazer trilhas. Só não deixe de fazer um bom planejamento financeiros e traçar as melhores estratégia possíveis para adquirir seu novo bem, ok?

Lembre-se de que, mesmo que a troca não seja uma questão emergencial, você pode colocá-la como uma meta orçamentária. Entrar em um consórcio pode ajudá-lo a atingir seu objetivo, forçando-o  a fazer uma pequena poupança mês a mês enquanto aguarda a contemplação.

Fonte: Blog Rodobens / Fev 2021

 Conheça as nossas redes sociais

[cn-social-icon]

Quer fazer parte da SETESEG News e ficar por dentro das notícias sobre todos os produtos que trabalhamos? Deixe abaixo seu nome e e-mail que lhe manteremos informado(a) com novidades e dicas.

[contact-form-7 id=”6996″ title=”site lead post consórcio”]

Conheça as nossas redes sociais: