Compartilhe

Vacina veterinária: tudo o que você precisa saber

Vacina veterinária: tudo o que você precisa saber
People photo created by freepik – www.freepik.com

O seu bichinho de estimação precisa de cuidados. Entre os principais está acompanhar o calendário de vacinação orientado pelo médico veterinário. Assim, você mantém a saúde do animal em dia. Essa deve ser a sua primeira preocupação após o nascimento ou adoção do novo integrante da sua família. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Quando a vacinação é feita antes do animal ficar doente, a imunização acontece de forma preventiva, evitando doenças complicadas e até letais como raiva para gatos e cachorros, cinomose e leptospirose nos cãezinhos e leucemia felina, calicivirose e panleucopenia nos gatinhos.

O primeiro passo para imunizar o seu filhote é vermifugá-lo. Essa ação não é protocolo de vacinação, porém é essencial para deixar o animalzinho livre de helmintos e protozoários e deve seguir um protocolo específico, onde a 1ª dose deve ser aplicada a partir de 30 dias de vida do seu mascote.

Depois disso, há um calendário em que os cachorros e gatos precisam seguir, tomando algumas vacinas para ficarem completamente protegidos. Como saber quais são as principais vacinas que mantém a saúde do animal em dia? Preocupados com o bem-estar do seu amigo, listamos as principais vacinas que não podem faltar no seu calendário.

As principais vacinas para os cachorros:

  • Vacina antipulgas: aplicação nos primeiros 45 dias.
  • Vacina V-8 ou V-10: precisa acontecer nos primeiros 45 dias para proteger o cachorrinho de até 8 doenças, como a leptospirose e a hepatite.
  • Vacina contra tosse: o animal deve ser imunizado dentro dos primeiros 63 dias.
  • Vacina antirrábica: precisa acontecer após 120 dias.

As principais vacinas para os gatos:

  • Vacina antipulgas: aplicação nos primeiros 45 dias.
  • Vacina V-4: deve ser aplicada nos primeiros 45 dias, tem todas as proteções que a V3 (tríplice felina) como por exemplo panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose e ainda imuniza o gato contra a clamidiose.
  • Vacina V-10: tão necessária quanto é para caninos, seguindo a periodicidade e demais vacinas que devem ser administradas pelo médico veterinário de acordo com a idade do animalzinho.
  • Vacina antirrábica: imunização deve ser feita nos primeiros 120 dias.

Algumas doses precisam ser repetidas depois de um ano conforme orientação do médico veterinário que atende e cuida do seu bicho de estimação.

A VACINAÇÃO

Este parece um procedimento doloroso e demorado, mas ele é bem rápido e simples. Se possível, vacine o seu animal de estimação em caso. Isso fará com que ele se sinta ainda mais seguro. A injeção deve ser sempre executada por um médico veterinário.

Esses médicos veterinários são capacitados para dominar o animal e evitar casos de fuga ou agitação durante a aplicação da vacina;

PERDI OS PRAZOS DE VACINAÇÃO, E AGORA?

Caso você tenha perdido esses prazos ou seu bichinho de estimação tenha sido adotado já na fase adulta e você não tem certeza sobre a imunização que ele recebeu, fique tranquilo. Busque o um veterinário, ou caso você já tenha uma plano de saúde pet, você pode contar com atendimento domiciliar, onde você só agenda o dia e horário, para sua comodidade

Fonte: vitalpetbrasil/Nov2019.

Sobre o plano de saúde animal

Você já sabe como irá cuidar do seu amiguinho? A Health for Pet oferece planos de saúde a partir de R$49,48, exclusivos para os nossos queridos cães e gatos, com atendimento personalizado, acesso a ampla rede credenciada e benefícios exclusivos.

Quer saber mais sobre esse plano de saúde? Entre em contato com o nossos consultores ou navegue em Health For Pet em nosso site.

Conheça as nossas redes sociais: